Uma Seleção Privada muito especial

Por dois anos morei na Argentina e muito Malbec tomei.
Ainda que procurasse a diversidade entre os vinhos, naquela época pouco encontrava.
Já era uma grande defensora da qualidade dos vinhos argentinos de distintas variedades, às vezes mais entusiasta do que os próprios argentinos.

Creio que ali se originou meu anseio por experimentar o diferente, o pouco usual.
Este desejo se reflete em um evento que organizo com frequência e que nomeio como Seleção Privada. Como o nome sugere, este evento tem como propósito apresentar uma seleção de vinhos raros no mercado no qual estou (Florianópolis-SC) de maneira intimista, casual e também instrutiva.

No dia 22 de outubro, Dia do Enólogo, ocorreu sua 5ª edição, a qual foi muito especial.
Tivemos uma feirinha de vinhos, onde os rótulos foram apresentados por aqueles que mais têm intimidade com os vinhos selecionados: produtor e importador, e também um bazar beneficente em prol da campanha Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis.

 

Ambos, produtor e importador, apresentaram vinhos ainda não comercializados na região, em uma oportunidade única para apreciadores provarem vinhos diferentes, e também para profissionais conhecerem novos produtos para seus negócios.

Vinícola Santa Eulália
A Vinícola Santa Eulália teve suas atividades iniciadas no ano de 2008. É a concretização do sonho de um engenheiro mecânico em produzir os seus próprios vinhos em pequenas quantidades, objetivando sempre a qualidade, a personalização e o resgate dos métodos ancestrais de elaboração de vinhos.
Localizada na dívida entre os municípios de Bom Retiro e Rio Rufino, na Serra Catarinense, seus vinhedos têm uma altitude média de 900 m do nível do mar, e sofrem a influência do clima do Morro das Antenas (Urupema), onde ocorre uma enorme variação das temperaturas, favorecendo uma maturação equilibrada das uvas.
Os vinhos de diversas variedades, italianas e francesas, levam o nome de Banduria e têm uma produção média anual entre 7000 e 9000 garrafas, dependendo da safra – o que é considerado um estilo boutique.
Neste evento a Santa Eulália divulgou a marca e lançou oficialmente seus produtos no mercado.

Vinhos Apresentados
A vinícola apresentou sua linha de vinhos Banduria: Montepulciano 2015, Merlot 2015, Tannat 2014, Malbec Rosé 2017, Teroldego 2015, Sauvignon Blanc 2016, Chardonnay 2017.

 

Sommelier4U
A Sommelier4U, que tem sua sede em São Paulo, tem como filosofia aproximar vinhos fora do comum e consumidores que estão buscando algo diferente do tradicional. Selecionamos vinhos com alma, em geral de pequenos produtores e priorizando os conceitos de produção orgânica e vinhos naturais.
Fundada em 2017 e inicialmente atuando como representação de importadores com filosofia similar, a Sommelier4U recentemente passou a selecionar e importar diretamente seus vinhos em função da crescente busca de canais de venda e consumidores por vinhos inusitados, criativos e surpreendentes. Este novo portfolio foi meticulosamente desenvolvido nas origens Argentina e Chile e vem sendo progressivamente introduzido no mercado neste segundo semestre.
Neste evento a Sommelier4U mostrou ao público da região de Florianópolis a recém-introduzida linha Las Niñas, da inovadora região de Apalta no Chile, com vinhos de produção orgânica leves, equilibrados e com bom nível de sofisticação no nariz e boca.

Vinhos Apresentados
A importadora apresentou além dos vinhos orgânicos da vinícola Las Niñas, algumas surpresas que trouxe na mala: Las Niñas Ella Chardonnay 2017, Las Niñas Inocência Syrah Rosé 2017, Las Niñas Inocência Merlot 2016; BOWines Fillo Cabernet Sauvignon; BOWines Malcriado e também um dos principais destaques de sua importação, o vinho Km0.

 

Yoo Wines
A Yoo marcou presença com seu espumante Brut Branco (método charmat, 40% riesling, 40% trebbiano, 20% Prosecco )servido diretamente da torneira, uma inovação aliada à qualidade dos espumantes elaborados pelo enólogo conhecido como o “mago das borbulhas”: Alejandro Cardozo.

 

Esta edição foi fiel a proposta original do evento, mas como a particularidade de diminuir a distância que muitas vezes separa os apreciadores do vinho daqueles que mais conectados estão com sua essência.
A avaliação do resultado final eu deixo para que as palavras de um expositor expressem:
“O evento que a vinícola Santa Eulália participou como expositor foi um divisor de águas para seu sucesso.” – José Roberto Furnaletto, diretor comercial.

Por mais eventos assim, saúde!
Marcia Amaral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s