Vinho Verde no Tom do Verão

Portugal é um grande produtor, consumidor e também exportador de vinhos.
O Brasil está entre um dos principais mercados para este país, o qual é atualmente a 2ª origem mais importante de vinhos importados pelo Brasil – só perdendo para os chilenos (dados do Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços, considerando o período de janeiro a junho de 2018).
Isto demonstra um crescimento importante, o qual pude observar ao reler um post antigo, sobre Dicas de Vinhos Portugueses para o Verão, onde mencionei que no ano de 2011 Portugal ocupava a 4ª posição nos ranking de exportadores de vinhos para o Brasil.

Naquele texto eu destacava alguns dos motivos para tamanho sucesso dos vinhos portugueses em nossa terra, onde a herança cultural e gastronômica são fortes influenciadores, bem como a grande diversidade, qualidade em vários estilos e preços. Este último fator inclusive foi tema de um artigo de 2017 onde indiquei alguns bons vinhos portugueses por menos de R$51,00.

Regiões Vinícolas de PortugalUm dos grande sucessos desta origem são os da Denominação de Origem Vinho Verde, localizada extremo noroeste de Portugal. Os vinhos da D.O. Vinho Verde levam este nome não pela cor, mas pelo estado de maturação na tradicional colheita de suas uvas: menos maduras.
Como mencionado em artigo da revista Adega, vinhos desta origem, podem ser brancos, tintos ou rosés, são dotados de tipicidade e originalidade, possuindo características próprias e únicas relacionadas diretamente com o microclima, o tipo de solo e também com as peculiaridades das castas regionais e as formas de cultivo da vinha. Geralmente, são leves, aromáticos, refrescantes, com teor alcoólico inferior a 11,5% e têm como nota mais marcante as chamadas “agulhas”.

Vinhos desta procedência tiveram um crescimento de exportação para o Brasil de 300% nos últimos dez anos, de acordo com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Como exemplo deste sucesso, menciono um vinho degustado recentemente em um encontro casual, quando tive uma confraternização a qual chamei de “festa da firma”, pois nela estavam alguns daqueles que mais se fizeram presentes no meu ano profissional.

Neste encontro não teve amigo secreto. A forma como nos presentearmos foi um compartilhamento de vinhos, para brindarmos e aprendermos com esta troca: cada um levou o vinho de sua seleção, com valor sugerido de R$50,00, apresentou os motivos para sua escolha, no final houve a eleição do vinho favorito da maioria.

Dos onze vinhos degustados, o escolhido foi um vinho branco D.O. Vinho Verde, elaborado com as castas Loureiro e Alvarinho provenientes de solo granítico, com frescor, delicadeza de sabores e aromas característicos de seu estilo, e ótimo equilíbrio.

Claro que a avaliação da maioria pela relação preço-qualidade foi um grande determinante para a escolha, mas a satisfação que este vinho proporcionou foi outro ponto importante.
O quanto cada um tem de prazer com algo é bastante pessoal. Mas, pode-se entender o entusiasmo pelo momento envolvido: casual, com seleção individual de diferentes menus onde vegetais eram predominantes na maioria dos pratos, em uma época que o verão já está batendo à porta. Eis porque eu acredito que o vinho verde é o tom desta estação.

Tim tim!
Marcia Amaral

Fontes de Consulta:
https://sommeliervinhos.blogspot.com/2013/01/dicas-de-vinhos-portugueses-para-o-verao.html?m=1&fbclid=IwAR3qZ2V8uZ7Rx9vpDkiYKIOG-a6Ow1UJHcjaMbrCbOtsMDEyXy0sLNzGCu8
http://lauracoutinho.com.br/expert-indica-cinco-otimos-vinhos-portugueses-por-menos-de-r-51/
https://www.rtp.pt/noticias/economia/exportacoes-de-vinho-verde-para-o-brasil-crescem-300-em-dez-anos_n1112873
http://www.vinhoverde.pt/media/recortesImprensa/RevistaAdega.pdf
http://www.adegaalmeida.com.br/
https://www.terra.com.br/noticias/dino/portugal-fica-em-2-lugar-na-exportacao-de-vinho-para-o-brasil,02775acec49f75471d7d54b69942aff9m82z24va.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s