Previsão para 2019: pessoalidade do espumante brasileiro

Vários especialistas internacionais colocam o espumante como uma tendência de consumo este ano.

Evan Goldstein MS menciona a tendência em sua colaboração para artigo da Forbes e destaca Chile, Austrália, Nova Zelândia e também o Brasil como provedores de espumantes de alta qualidade com preços acessíveis.

As borbulhas brasileiras também estão em evidência em recente artigo da Wine Enthusiast, que traz um guia de vinhos espumantes imprescindíveis de todo o mundo. Nele há a menção de que o Brasil é o líder desta categoria de vinho na América do Sul, também destaca que os espumantes brasileiros são elaborados principalmente de Chardonnay e Pinot Noir – embora haja grande quantidade dos de Moscato.

Com este tipo de vinho o Brasil vem ganhando mercado internacional e alavancando as exportações do setor vitininícola. Segundo Diego Bertolini, gerente de promoção do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), o crescimento das exportações foi de 55% em 2017 e chegou a 42% na ano passado.

Ele também está em crescimento no mercado doméstico, sendo que de janeiro a outubro de 2018, o consumo de espumantes cresceu 13,44%, em um total de 12,7 milhões de litros, índice puxado pelos moscatéis, que cresceram 28,5%.

Muitos acreditam que o sucesso dá-se o perfil da bebida ícone do setor: fresco, festivo e frutado. E neste padrão, cabem diferentes estilos?
Eu acredito que sim, e é esta minha previsão 2019: espumantes brasileiros com personalidades diferentes.

Uma origem, muitas feições

Por personalidade eu entendo características que fazem de um vinho algo único, sem confundi-las com tipicidade, que é essencial para aqueles que buscam normatização, com a da região de Altos de Pinto Bandeira – a qual tem seu projeto de estruturação da Denominação de Origem em andamento, com finalização prevista para 2019 (saiba mais sobre esta aqui).

Espumantes com identidade própria, e que conectem-se com o novo perfil do cliente brasileiro, é o meu palpite para o consumo nacional neste ano que inicia.
Suponho isto pelo perfil do próprio mercado brasileiro, o qual tem no público jovem uma grande força para impulsionar o incremento no consumo e a renovação dos hábitos.

⇒ Borbulhas varietais ou assemblage de várias castas, como por exemplo Sauvignon Blanc, Merlot, Vermentino, já são foco de trabalho de várias vinícolas, além das tradicionalmente usadas nos espumantes brasileiros: Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico. Esta diversidade vem de encontro ao anseio por novas experiências e representa a busca de uma identidade própria do vinho, da vinícola e do país.

⇒ As versões doces, como o Moscatel, ainda são importantes, mas creio que neste e nos próximos anos aumentará a demanda para aqueles classificados como Brut.

⇒ Os espumantes rosés se fortalecem como uma alternativa para os amantes dos tons e taninos.

⇒ Há também uma tendência, que lentamente ganha forma em nosso país, de consumo consciente onde cabem vinhos e espumantes que são elaborados em sinergia com seu ambiente. Porém esta preocupação, que resulta em hábito de compra, é particular de uma minoria, a qual já teve suas necessidades básicas de consumo atingidas e agora adéqua seu nível de demanda ao seu estilo de vida.

⇒ Neste nicho também há espaço para os vinhos diferentões – aqueles que quanto mais fora da curva forem, mais atraentes ficam.

Minha intuição é baseada no que percebo de amadurecimento do jovem mercado consumidor de vinhos em nosso país, que aos poucos deixa para trás a passividade e vai em busca daquilo que vem de encontro à sua curiosidade, ao gosto e à própria pessoalidade.

Tim tim e Feliz Ano Novo!

Marcia Amaral 

Fonte de consulta:
https://rebrand.ly/espumante2019
https://rebrand.ly/espumantes2019II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s