Perda de Olfato e Paladar na Covid-19

Aqueles que usam seus sentidos como ferramenta de trabalho têm, no mínimo, curiosidade em conhecer mais sobre alguns sintomas do Coronavírus: a perda de olfato e paladar.
Como tudo o que se refere a Covid-19, este ainda é um tema em investigação. Mas, há alguns estudos e pesquisas já feitos que aqui compartilho.

Em recentes artigos da BBC NEWS, este tema foi foco central.
Na matéria intitulada “Sintomas do coronavirus: por que perda de olfato e paladar na covid-19 é diferente da que ocorre na gripe” uma das dúvida que eu tinha foi esclarecida por pesquisadores europeus que estudaram as experiências de pacientes: a perda do olfato que pode acompanhar o coronavírus é única e diferente.

Antes de analisarmos quais as diferenças nos sintomas, vale a pena lembrar como nossos sentidos assimilam os gostos e sabores. Veja a demonstração na figura abaixo:

Como a imagem demonstra, para a percepção dos sabores, é essencial à conexão entre o paladar e o olfato. Por este motivo, quando estamos com as vias respiratórias obstruídas não conseguimos sentir os sabores dos alimentos e bebidas.
Já os gostos (doce, salgado, amargo, azedo e umami) percebemos com nosso paladar, sem a necessidade desta interação.

Os relatos relacionados ao coronavírus, indicam que os sintomas podem afetar ambos: percepção de gostos e sabores. Mas, são alterações no organismo que vão bem além do paladar e olfato.

Conforme mencionado no artigo da BBC, foi publicado na revista científica Rhinology que, não é que o paladar esteja um pouco prejudicado porque seu olfato está fora de ação – pois os infectados pela Covid-19 não tem suas vias respiratórias obstruídas. Pacientes com coronavírus que perderam o paladar realmente não conseguem distinguir entre amargo ou doce.
Esta matéria menciona que os especialistas suspeitam que isso ocorre porque o vírus afeta as células nervosas diretamente envolvidas com a sensação de cheiro e paladar.

Pessoas com covid-19 que perdem o olfato têm quadro conhecido como anosmia, porque o vírus danifica o tecido e as terminações nervosas do nariz.
Outro sintoma é a parosmia, com cheiros distorcidos, pode ocorrer quando os nervos começam a crescer novamente, e o cérebro se torna incapaz de identificar bem os cheiros de verdade – relata outro artigo, também da BBC NEWS, intitulado “‘Carne agora tem gosto de gasolina para mim’: os efeitos da covid-19 no paladar“.
Neste, o destaque é para alguns pacientes recuperados que não recobram plenamente seus sentidos e acabam aprisionados na parosmia, que leva a um mundo de cheiros distorcidos.

O artigo também menciona que, quem sofre de parosmia consegue, em geral, sentir cheiros de coisa queimada, fumaça de cigarro e carne podre.
Também destaca ainda que alguns profissionais de saúde considerem a parosmia um sinal de recuperação do olfato, o retorno pleno do sentido pode levar anos para passar.

Um dos comentários que mais me chamou a atenção nesta publicação foi o da presidente da Sociedade Britânica de Rinologia, Claire Hopkins, que destacou uma ampla percepção equivocada de que a perda do olfato pelo vírus tem vida curta: “há uma boa chance de recuperação, mas há diversas pessoas que perdem o olfato por bastante tempo, e o impacto disso tem sido completamente menosprezado.”

Nesta nossa realidade atual, temos antigas e novas preocupações.
Para muitas das antigas, já conhecemos vários caminhos que direcionam às soluções.
Para a pandemia que afeta à sociedade contemporânea, de uma forma nunca prevista, há procedimentos simples de serem incorporados na nova rotina – que podem fazer uma grande diferença – e todas estas atitudes são todas baseadas na civilidade.

Saúde!

Marcia Amaral

Fontes de referência:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s