Dicas de Livros

Como muitas pessoas me pedem sugestões de livros sobre vinhos decidi fazer uma relação de sugestões de 6 livros que já li, gosto muito e faço questão de recomendar por considerar essenciais para todo(a) amante do vinho.
Na sequência eu descrevo os motivos porque os considero importantes e onde se pode encontrar mais informações sobre cada uma deles.
Confere a lista e diz nos comentários qual livro ficou faltando e que você incluiria!

O Guia Essencial do Vinho – Wine Folly, por Puckette Madeline e Hammack Justin.
Não é só no nome, este livro é realmente um guia essencial para quem está interessado em iniciar seu aprendizado sobre vinhos. Os autores combinam informação de qualidade com apresentação visual atraente, didática e fácil de compreender e assimilar.
Eu sou fã do trabalho do Wine Folly e considero este livro indispensável.
É possível encontrá-lo à venda no Brasil na versão em português e também em inglês – o que pode ser uma boa ideia para ampliar o vocabulário do vinho no idioma dos autores.

Clique aqui para
+ detalhes
Clique aqui para
+ detalhes

A viúva Clicquot: A história de um império do champanhe e da mulher que o construiu, por Tilar J. Mazzeo.
A história narrada no livro já seria bastante interessante se ela abordasse somente a vida particular da madame Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, mais conhecida como viúva Clicquot ou veuve Clicquot, em francês. Porém ela é mais abrangente e vai muito além. O livro retrata momentos políticos, sociais e econômicos durante a vida da personagem real deste livro, a qual pode ser uma inspiração para todos, entusiastas do vinho ou não. Considero ele relevante para aqueles que queiram aprender sobre estratégias de negócios, comercialização e construção de marca.

Jancis Robinson: Confissões de uma amante de vinhos.
Jancis Robinson é uma referência como profissional do vinho e minha musa inspiradora. Seu nome é tão poderoso no universo do vinho que é ele o que mais se destaca na capa deste livro. Isto não é à toa, pois ela construiu uma carreira sólida na indústria do vinho e a iniciou numa época em que era um clubinho fechado e machista – bem mais do que é hoje em dia.
Neste livro ela conta como começou sua trajetória, relata fatos marcantes e as pessoas que fizeram parte desta jornada. Jancis Robinson envolve o leitor deste livro da mesma forma como o faz em seus artigos sobre vinhos, com sua habilidade de jornalista e talento de contadora de histórias.
Assim como ela, sua obra é uma inspiração para aqueles que trabalham e se envolvem profundamente com o vinho.

Clique aqui para
+ detalhes
Clique aqui para
+ detalhes

Uma Breve História do Vinho, por Rod Phillips.
O vinho é uma bebida milenar, portanto, uma breve história sobre esta não poderia resultar em nada menos que as quase 500 páginas deste livro – de fácil e gostosa leitura.
Antes de comprá-lo eu procurei saber sobre quem estava contando a história e conhecer a credibilidade daquele que se propunha a narrar-la.
Comprei o livro confiante, pois Rod Philips dirige o Instituto de Pesquisa da Cultura e da História dos Alimentos e Bebidas da Carleton University, em Ottawa (Canadá), onde leciona História incluindo a do Álcool.
Seu conhecimento sobre outras bebidas também é compartilhado neste livro dedicado ao vinho.
Uma leitura imprescindível para enófilos, profissionais e estudantes de bebidas.

O vinho mais caro da história: Fraude e mistério no mundo dos bilionários, por Benjamin Wallace.
Quando o vinho atinge um determinado patamar de prestígio ele passa a ser um artigo de luxo, não somente pelo preço que pode alcançar, mas pela motivação daqueles que se propõem a pagar. Como um artigo de luxo, ele passa a ter o preço que estejam dispostos a pagar por ele, ainda que um valor exorbitante.
Ele passa a ser tão atrativo para endinheirados colecionadores quanto para esmerados falsificadores. É disto que este livro trata, em um desenrolar de histórias e estórias do mundo do vinho, algumas ainda não completamente esclarecidas. É um tema obscuro, onde até muitos dos enganados por falsificações usam da autonegação sem distinguir o que é verdade e o que é fraude.

Clique aqui para
+ detalhes

Clique aqui para
+ detalhes

Harmonização: o Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida, por Euclides Penedo Borges.
Harmonização de comidas e bebidas não é dos temas mais fáceis e lógicos. Mas, podemos utilizar conhecimentos prévios e compreender a interação das características de alimentos e bebidas em busca do bom relacionamento de ambos. Falo com conhecimento de causa, pois sou professora deste tema para cursos de gastronomia.
Uso de linguagem acessível, didática e atrativa para a compreensão deste assunto que tende a ser complexo para a maioria da pessoas, incluindo aquelas habituadas a temas relacionados à comida e às bebidas.
Considero este um bom livro para uma abordagem fácil e prática da enogastronomia. Tive a sorte de receber um exemplar como cortesia do autor, quando ele estava por lançar o livro em São Paulo, quando residi lá me 2008.

Mas, não é preciso ter sorte para ter um exemplar de nenhuma destas obras. Todos os livros mencionados estão disponíveis em vários sites de vendas atualmente. Inclusive, eu incluí sugestões de onde comprar nos links com detalhes de uma empresa que eu estou associada e recomendo fortemente.

Boa leitura e Saúde!
Marcia Amaral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s